sábado, 31 de maio de 2008

Analistas, aí vem a CRI

Está em curso no senado brasileiro um projeto de lei para regulamentar a profissão de analista de sistemas e atividades relacionadas com a informática. O projeto prevê a criação do Conselho Federal, bem como os Conselhos Regionais de Informática. Para os profissionais que já trabalham com informática a mais de cinco anos não será necessária a apresentação de diploma para comprovar que podem exercer a profissão, já para os demais, somente com a apresentação de diploma.

O projeto foi proposto em 2003, porém (como quase tudo no senado brasileiro) foi engavetado e deixado de lado. O senador Expedito Júnior reapresentou o projeto criado pelo deputado Eduardo Paes ao senado.

O projeto pode ser lido na íntegra aqui. Tirem suas próprias conclusões...




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sábado, 24 de maio de 2008

Um novo desafio para a OLPC, o XO-2


Depois de não cumprir a meta de produzir o XO a um custo mínimo de US$100, uma vez que hoje o preço do aparelho é de US$188, a organização OLPC (One Laptop Per Child - Um Laptop Por Criança) declarou que pretende, para 2010, produzir a segunda versão do seu laptop educacional, tornando-o melhor e mais barato. Com uma meta ainda mais pretenciosa que a anterior, o desafio agora é produzir um modelo mais funcional e com um custo de US$75!

Conforme anúncio da própria OLPC, nesta terça-feira, a nova geração do XO terá duas telas sensíveis ao toque, aproximadamente metade do tamanho da primeira versão e uma bateria com maior autonomia. O teclado emborrachado, presente na primeira versão, foi deixado de lado dando lugar a um teclado virtual, que será emulado em uma das telas. Com essa característica o pequeno notebook poderá ser usado como um livro com as páginas totalmente abertas. A redução nas medidas se deve, claramente, à contenção de gastos com material de produção do aparelho.

Segundo declaração de Yves Behar, um dos projetistas do XO "É crucial que o design do laptop XO produza uma funcionalidade que seja ao mesmo tempo altamente funcional e que produza muita diversão para as crianças". As mudanças no XO foram pensadas à partir do retorno obtido pela OLPC de governos que adquiriram a primeria versão do laptop para educadores e crianças.


Para os mais desinformados...


A primeira versão do XO teve sua produção iniciada em novembro de 2007. Segundo a OLPC já foram vendidas cerca de 600 mil unidades à governos de países como Peru, Uruguai, Mongólia, Haiti, Ruanda, México e Gana. Algum tempo depois a OLPC também permitiu a compra do XO por pessoas comuns, sob a condição de pagarem por duas unidades e levarem uma para si, enquanto que a outra seja doada à uma criança pobre.



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domingo, 18 de maio de 2008

Final Fantasy Retrospective

Talvez muitos de vocês (fãs ou não de Final Fantasy) já saibam, mas vale relembrar que o site Game Trailers produziu uma série de vídeos que fazem uma verdadeira retrospectiva de toda a série Final Fantasy, abordando todos os capítulos da saga principal e outros um pouco menos conhecidos, além de jogos produzidos pela SquareEnix que tem uma certa ligação com a série.

Para nós brasileiros é um pouco complicado entender a retrospectiva por inteiro, uma vez que os comentários feitos ao longo dos 13 vídeos estão em inglês. Mas é realmente indispensável para qualquer fã da série assistir a cada um dos vídeos. Todos são excelentes em todos os aspectos: conteúdo, duração, análise, informação e etc.

A retrospectiva foi feita no final do ano passado, mas ainda permanece fresquinha e é excelente para aqueles que não conhecem os capítulos mais antigos da série. Todos são magistralmente retratados, indo à fundo nos detalhes mais marcantes de cada episódio e também da saga como um todo, comparando temas em comum entre os jogos e inclusive 'revivendo' alguns sprites dos personagens.

O conteúdo pode ser acessado aqui. Muito legal é o fato de a Game Trailers ter disponibilizado os vídeos para download, assim você pode baixá-los e assistir sempre que der aquela saudade do bom e velho Final Fantasy.




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terça-feira, 13 de maio de 2008

Ctrl+Tab no Eclipse

Se você assim como eu é acostumado a usar as teclas 'Ctrl+Tab' para alternar entre abas das mais variadas aplicações que usam este recurso (como por exemplo o Firefox, I.E., NetBeans, etc) e acha falta desta combinação no Eclipse, não se preocupe, pois à partir de agora você vai aprender como alternar entre as abas do Eclipse(Europa) também (sem o uso do mouse claro...).

No Eclipse este recurso é acionado pela combinação das teclas 'Ctrl+F6'. Mas convenhamos que para quem é habituado a usar o velho 'Ctrl+Tab', usar 'Ctrl+F6' é no mínimo estranho e desconfortável. Para que você não tenha que ficar se policiando para usar a combinação padrão do Eclipse toda vez que for programar nele, aí vai um tutorialzinho de como alterar a configuração para usar o bom e velho 'Ctrl+Tab' pra navegar entre abas no Eclipse:

  • Acesse a opção Window na barra de menu e escolha Preferences;
  • Depois abra a opção General e selecione Keys;
  • Em uma pequena caixa de texto abaixo da combobox de seleção de Scheme, substitua 'type filter text' por 'Next Editor';
  • Selecione a opção mostrada na lista de resultados (Next Editor);
  • Logo abaixo, na caixa de texto Bindings, apague a combinação pré-existente (Ctrl+F6) e execute a combinação de teclas desejada (suponho que seja 'Ctrl+Tab');
  • Você também pode querer alterar a combinação para voltar à aba anterior, para tal, opós modificar a configuração para 'Next Editor', escreva 'Previous Editor' na caixa de texto de procura;
  • Novamente selecione o resultado na lista e substitua a combinação de teclas apresentada por uma de sua preferência (eu sugiro 'Ctrl+Shift+Tab');
  • Depois de tudo configurado, clique sobre o botão Apply e depois em OK;

Pronto, agora a alternância entre as abas será feita com as combinações de teclas definidas.



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sexta-feira, 9 de maio de 2008

O Eee PC que se cuide!

Você já viu o mais novo laptop ultraportátil do mercado? Trata-se do Shift da HTC, um pequeno realmente NOTÁVEL.



Com um visual bacana, o Shift vêm para brigar com concorrentes de peso no campo dos ultraportáteis, como o grande sucesso Eee PC da ASUS. Mas basta dar uma olhada na configuração da maquininha para ver que de ‘inha’ ele não tem nada e que vem para conquistar um posto entre aqueles que precisam de um verdadeiro computador de mão para trabalhar em qualquer lugar. Com um processador Intel de 800MHz, 1GB de RAM DDR2 e HD de 40 ou 60GB, o Shift roda Windows Vista Business e oferece conectividade Wi-Fi, Bluetooth e 3G, além de possuir uma porta USB padrão.

Para um pouco de economia de bateria o Shift possibilita desligar o Windows e rodar o SnapVUE, sistema da própria HTC que possibilita enviar e-mails, consultar o tempo, a agenda e enviar mensagens SMS. Segundo o fabricante a bateria dura até 2 horas utilizando-se o Vista, como na maioria dos notebooks de hoje, e dá show de durabilidade com o SnapVUE, que pode fazer a bateria durar até 10 dias com o e-mail push desligado. A briga com o Eee PC só fica feia quando fala-se em preço... O Shift custa cerca de 3 vezes mais que a vedete da ASUS (na Amazon, por exemplo, custa ‘míseros’ US$ 1.599,00). Mas se a procura for mesmo por um meio de trabalhar com uma máquina – realmente – portável fora do escritório, o investimento vale à pena.

Veja mais algumas características que fazem do Shift uma verdadeira tentação:

  • Modo de reconhecimento de escrita;
  • Tela sensível ao toque (o que facilita e muito as coisas tratando-se de uma telinha de 7 polegadas);
  • Leitor de impressões digitais;
  • Pesa somente 800 gramas;
  • Roda o Windows Vista sem ‘soluços’;
  • Teclado QWERTY, deslizável;

Se ficou morrendo de vontade de ter um, vá preparando o bolso, pois a HTC está trazendo-o para o Brasil.



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sexta-feira, 2 de maio de 2008

Este jogo promete...

Saiu na mais recente edição da revista japonesa Famitsu que um novo RPG para Nintendo DS está em produção e será chamado de 'World Destruction'. A premissa do game é um pouco diferente daquela que estamos acostumados a ver em jogos de RPG, em 'World Destruction' você controlará Kirie, um garoto sem muito interesse pelas coisas, que em determinado ponto da história junta-se a um comitê para destruir o planeta (é você não leu errado, aqui o negócio não é salvar o planeta como na gigantesca maioria dos RPG's que vemos por aí). O jogo promete arrancar o máximo da capacidade gráfica do DS, mesclando técnicas 2D e 3D, para tanto irá contar com o artista gráfico de 'Grandia'. Sendo assim podemos esperar um game muito bonito em termos de quesitos gráficos.

Mas como não só de gráficos vivem os bons jogos, pode-se também esperar um game com uma qualidade e enredo acima da média, pois o que mais chamou atenção até agora em 'World Destruction' não foi a sua premissa diferente ou a promessa de gráficos acima da média do portátil, mas sim a equipe reunida para a produção do game: para tanto foram contratados Masato Kato, como roteirista e Yasunori Mitsuda, como compositor. Ambos fizeram parte da staff de 'Chrono Trigger', um dos RPG's japoneses mais memoráveis produzidos até hoje. Além destes dois, o game ainda conta com o design de personagens de Kunihiko Tanaka, que juntamente com Masato Kato e Yasunori Mitsuda, participaram do desenvolvimento de 'Xenogears', conta ainda com a direção de Kyôei Mikage, de 'Luminous Arc'.

As batalhas serão por turnos, lembrando um estilo que mistura ação e luta. Segundo Mikage, serão possíveis combinações entre movimentos dos personagens, gerando golpes em grupo devastadores que serão acionados mediante uma combinação de teclas pressionadas com um certo ritmo. Para as batalhas as duas telas do DS serão utilizadas, já que alguns monstros e chefes não irão caber em apenas uma delas.

Além do game, 'World Destruction' ainda poderá virar história em quadrinhos e também uma série animada para a TV.
Enfim, este promete ser um game de respeito, basta esperar para conferir.



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